quarta-feira, 8 de abril de 2020

Datas Importantes - Trabalho Avaliativo - Apenas Taubaté

Caros alunos, abaixo temos alguns avisos importantes para nossas duas próximas semana:

Dia 13/abril - Feriado Municipal - Não haverá aula ao vivo.

Dia 20/abril - Trabalho Avaliatório - O trabalho será colocado no AVA a partir das 12h. Entrarei as 19h20min na aula (online) e ficarei por 10 min para esclarecer alguma dúvida de procedimento. Vocês terão até 22h30min para resolver a prova e enviar através do AVA. 
Lembrando a Pontuação.

Trabalho entregue (pedido em aulas anteriores) - 400 Pontos
Resolução do AVA - 200 Pontos
Resolução do Desafio Nota Máxima - 200 Pontos
Trabalho Avaliatório (20 de abril) - 1000 Pontos

Dúvidas: ruvlemes@anhanguera.com

Divulguem para seus colegas, por favor.

Simulador de Aceleração da Gravidade Local - Apenas para Taubaté

É indicado que os alunos de Taubaté simulem a aceleração da gravidade local, através do simulador do PHET:



Utilização do Pêndulo Simples para determinação da Aceleração da Gravidade Local:


Determinação do Período de Oscilação de um pêndulo simples:


A expressão que será utilizada para determinar g, ficará:

g = (4 x Piˆ2 x L) / Tˆ2

Lembrando que L é o comprimento do cabo (em metros) e T é o período de oscilação (em segundos). Outro detalhe importante é manter ângulo de abertura de no máximo 5º.

Repetir o procedimento três vezes com tamanhos diferentes de pêndulos. Após preencher o roteiro, guarde uma cópia com você. Não precisa enviar ainda. Falarei sobre entrega mais para frente.


sábado, 4 de abril de 2020

Aula 7 - Mecânica dos Fluidos Parte 1

Em nossa 7ª aula começaremos uma nova etapa no curso - Estudo de Fluidos.


Link para Taubaté (Segunda-Feira)

Aula



Link para Pindamonhangaba (Quarta-Feira)

Aula





Iniciaremos definindo conceitos como densidade, massa específica, pressão, pressão em líquidos e pressão atmosférica.


Falaremos do Princípio de Pascal e Princípio de Arquimedes.




Aula na Unicamp

Arquimedes (espanhol)

Aula 7 - Exercícios de Sala - Mecânica dos Fluidos - Parte 1

1> Determine o aumento de pressão do fluido em uma seringa quando uma enfermeira aplica uma força de 42 N ao pistão circular da seringa, que tem raio de 1,1 cm.

2> Uma janela de escritório possui dimensões 3,4 m por 2,1 m. Em consequência da passagem de uma tempestade, a pressão do ar externo cai para 0,96 atm, mas no interior a pressão é mantida a 1,0 atm. Qual a força resultante que empurra a janela para fora?

3> Um pistão com pequena área de seção transversal a é usado em uma prensa hidráulica para exercer uma pequena força f sobre o líquido confinado. Uma tubulação de ligação conduz a um pistão maior com área de seção transversal A. (a) Qual a intensidade F da força que o pistão maior resistirá sem se mover? (b) Se o pistão menor possuir um diâmetro de 3,80 cm e o pistão maior um diâmetro de 53,0 cm, que intensidade da força sobre o pistão menor equilibrará uma força de 20,0 kN sobre o pistão maior?

4> Na prensa hidráulica do exercício 3, qual a distância que o pistão maior deve se mover para suspender o pistão menor de uma distância de 0,85 m?

5> Uma âncora de ferro com massa específica igual a 7870 kg/mˆ3 parece 200 N mais leve na água do que no ar. (a) Qual o volume desta âncora? (b) Quanto ela pesa no ar?

6> Um bloco de madeira flutua em água doce com dois terços do seu volume submerso. Em óleo, o bloco flutua com 0,90 do seu volume submerso. Encontre a massa específica (a) da madeira e (b) do óleo. 

sábado, 28 de março de 2020

Aula 6 - 2ª Lei das Rotações - Conservação do Momento Angular e Equilíbrio de Corpos Rígidos

Prezados alunos nessa semana teremos aula online no horário normal de aula, abaixo você encontrará o link para essas aulas. Apenas lembrando que para turma de Taubaté a aula será na segunda-feira às 19h20min e para turma de Pindamonhangaba a aula será na quarta-feira às 19h10min.

Link para Taubaté

Aula - Taubaté



A aula começará falando de Momento angular, em termos de seu módulo:

L = I . w

Passando a discutir a 2ª Lei de Newton para as rotações.

A seguir discutiremos o Princípio de Conservação do Momento Angular.


Terminaremos com o assunto de equilíbrio do corpo rígido, fechando as duas primeiras unidades do nosso semestre.

Fique de olho nos exercícios publicados antes deste post, pois eles serão discutidos em nossa aula.


Leis de Kepler



Exercícios de Sala da Aula 6

1> Uma partícula sofre ação de dois torques em relação à origem: Torque 1 tem módulo de 2,0 N.m e aponta no sentido positivo do eixo x; Torque 2 tem módulo de 4,0 N.m e aponta no sentido negativo do eixo y. Determine dL/dt, onde L é o momento angular da partícula em relação à origem, em termos dos vetores unitários.

2> Duas patinadoras com 50 kg de massa, que se movem com velocidade escalar de 1,4 m/s, se aproximam em trajetórias paralelas separadas por 3,0 m. Uma das patinadoras carrega uma vara comprida, de massa desprezível, segurando-a em uma extremidade, e a outra se agarra à outra extremidade ao passar pela vara, o que faz com que as patinadoras passem a descrever uma circunferência em torno do centro da vara. Suponha que o atrito entre entre as patinadoras e o gelo é desprezível. Qual é (a) o raio da circunferência, (b) a velocidade angular das patinadoras, (c) a energia cinética do sistema das duas patinadoras? Em seguida, as patinadoras puxam a vara até ficarem separadas por uma distância de 1,0 m. Nesse instante, qual é (d) a velocidade angular das patinadoras e (e) a energia cinética do sistema? (f) De onde vem a energia cinética adicional?

3> Uma barata de massa 0,17 kg corre no sentido anti-horário na borda de um disco circular de raio 15 cm e momento de inércia 5,0 x 10ˆ-3 kg . mˆ2, montado em um eixo vertical com atrito desprezível. A velocidade da barata (em relação ao chão) é de 2,0 m/s e o disco gira no sentido horário com uma velocidade angular de 2,8 rad/s. A barata encontra uma migalha de pão na borda e, obviamente, para. Qual é a velocidade angular do disco depois que a barata para?

quarta-feira, 25 de março de 2020

Importante - Trabalhos de Iniciação Tecnológica - Troca

Caros Alunos o trabalho de Iniciação Tecnológica está suspenso. Para efetivarmos a avaliação dos mesmos, segue abaixo uma lista de questões que devem ser respondidas e enviadas para meu e-mail. O prazo de entrega deve ser até o dia 02 de abril. As respostas devem ter coerência e lógica, não se preocupem em copiar de algum lugar, mas de serem honestos com o que vocês sabem e aprenderam.

Lista de Questões

1> Quando medimos o momento de Inércia de uma peça, o que estamos medindo na prática?

2> Força aplicada sobre um corpo prova translação no mesmo. O que devemos aplicar no corpo para provocar rotação?

3> Para transformarmos uma grandeza escalar em angular, o que devemos fazer?

4> Uma patinadora artística, controla a velocidade de seu giro com seus braços, o que ela faz para ganhar velocidade? E o que ela faz para diminuir a sua velocidade? Qual grandeza física ela está modificando com esses movimentos?

5> Qual o período e a frequência (em s e Hz) do movimento de rotação da Terra?

6> Resolva o produto vetorial a x b, onde a = 3i - 4j e b = - 5j + 3k.


Basta enviar uma foto da folha resolvida para ruvlemes@anhanguera.com

Fico no aguardo.

Não desanime, vamos seguindo no estudo!