sábado, 16 de setembro de 2017

Aula 7 - Carrinho com Ratoeira (Pré Aula)

Em nossa 7ª aula teremos a iniciação tecnológica do carrinho com ratoeira. Abaixo você encontra as regras da competição:


Veremos na prática os muitos conceitos trabalhados nesse bimestre.

Alguns carrinhos no 1º Bimestre:





Vídeo de competição antiga:


quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Aula 6 - Equilíbrio dos Corpos Rígidos (Pós Aula)

Em nossa aula 6 foi citado em algumas salas o acidente ocorrido com o ônibus espacial americano, abaixo você encontra filme (em espanhol) do fato citado:


Questões finais de rotações:

1> Como escrevemos a 2ª Lei de Newton para rotações?

2> Prove que a expressão acima é verdadeira.

3> Quais são as condições para que o Momento Angular seja conservado?

4> Quais são as condições para que um corpo rígido fique em equilíbrio?

5> Faça um Glossário das Letras e Unidades estudadas até o momento.

6> Quais as condições para o equilíbrio estático de um corpo rígido?

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Aula 6 - Equilíbrio de Corpos Rígidos

Para que um corpo esteja em equilíbrio estático é necessário respeitar duas condições:

(a) Ele não pode transladar: A soma de todas as suas forças devem dar zero;
(b) Ele não pode rotacionar: A soma de todos os seus torques devem dar zero.







Durante a aula resolveremos vários exercícios que caracterizam essa ideia.




sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Aula 6 - Conservação do Momento Angular e Equilíbrio do Corpo Rígido (Pré Aula)

Em nossa 6ª semana de aula falaremos sobre o Princípio de Conservação do Momento Angular, conceito já introduzido na aula anterior.


Resolveremos exercícios sobre o assunto.

Falaremos ainda, sobre o equilíbrio de corpos rígidos:

Garantiremos que o corpo não pode rotacionar e também não pode transladar. Utilizaremos o conceito de que a soma das Forças deve dar igual a zero e que a soma dos Torques também deverá ser igual a zero.

Na próxima semana teremos o carrinho com ratoeira. Abaixo algumas fotos da competição do 1º Trimestre:





No 2º Bimestre teremos o Guindaste Hidráulico:





Recordando Momento Angular (em espanhol)





Aula 5 - Momento Angular - Pós Aula

Após nossa Aula 5 você deve saber responder as seguintes questões:

1> O produto vetorial sempre fornece um vetor. Qual a direção, desse vetor, em relação aos vetores que lhe deram origem?

2> Momento Angular pode ser escrito a partir do momento linear, como você definiria essas duas grandezas?

3> Qual o produto vetorial de:
(a) i x i; (b) i x j; (c) i x k; (d) j x j; (e) j x i; (f) j x k; (g) k x k; (h) k x i; (i) k x j.

4> Por que utilizamos a letra L para Momento Angular?
(Desafio do dia)

5> Dê um exemplo no dia a dia de Momento Angular.


domingo, 3 de setembro de 2017

Roteiro do Laboratório: Determinação da Aceleração da Gravidade

Abaixo você encontra o Roteiro do Laboratório 2:

Aula 5 - Momento Angular - Exercícios

1> Em termos dos vetores unitários, qual é o torque resultante em relação à origem a que está submetida uma pulga localizada nas coordenadas (0; -4,0 m; 5,0 m) quando as forças F1 = 3 k (N) e F2 = - 2 j (N) agem sobre a pulga?

2> Em um certo instante, a força F = 4,0 j (N) age sobre um objeto de 0,25 kg cujo vetor posição é r = (2,0 i - 2,0 k)  m e cujo vetor velocidade é v = (-5,0 i + 5,0 k) m/s. Em relação à origem e em termos dos vetores unitários, qual é (a) o momento angular do objeto e (b) o torque que age sobre o objeto?

3> Um objeto de 2,0 kg, que se comporta como uma partícula se move em um plano com componentes de velocidade vx = 30 m/s e vy = 60 m/s ao passar por um ponto de coordenadas (3,0; -4,0)m. Nesse instante, em termos dos vetores unitários, qual é o momento angular do objeto em relação (a) à origem e (b) ao ponto (-2,0; -2,0) m?

4> Uma partícula sofre ação de dois torques em relação à origem: Torque 1 tem módulo de 2,0 N.m e aponta no sentido positivo do eixo x; Torque 2 tem módulo de 4,0 N.m e aponta no sentido negativo do eixo y. Determine dL/dt, onde L é o momento angular da partícula em relação à origem, em termos dos vetores unitários.

5> Duas patinadoras com 50 kg de massa, que se movem com velocidade escalar de 1,4 m/s, se aproximam em trajetórias paralelas separadas por 3,0 m. Uma das patinadoras carrega uma vara comprida, de massa desprezível, segurando-a em uma extremidade, e a outra se agarra à outra extremidade ao passar pela vara, o que faz com que as patinadoras passem a descrever uma circunferência em torno do centro da vara. Suponha que o atrito entre entre as patinadoras e o gelo é desprezível. Qual é (a) o raio da circunferência, (b) a velocidade angular das patinadoras, (c) a energia cinética do sistema das duas patinadoras? Em seguida, as patinadoras puxam a vara até ficarem separadas por uma distância de 1,0 m. Nesse instante, qual é (d) a velocidade angular das patinadoras e (e) a energia cinética do sistema? (f) De onde vem a energia cinética adicional?

6> Uma barata de massa 0,17 kg corre no sentido anti-horário na borda de um disco circular de raio 15 cm e momento de inércia 5,0 x 10ˆ-3 kg . mˆ2, montado em um eixo vertical com atrito desprezível. A velocidade da barata (em relação ao chão) é de 2,0 m/s e o disco gira no sentido horário com uma velocidade angular de 2,8 rad/s. A barata encontra uma migalha de pão na borda e, obviamente, para. Qual é a velocidade angular do disco depois que a barata para?