terça-feira, 30 de março de 2021

Aula 6 - Revisão para Prova B1

Nossa aula de Revisão:

Parte 1


Parte 2



 Em nossa 6ª semana de aula faremos uma revisão para nossa prova B1.

Exercícios Importantes:

Exercício 1

Exercício 2


Exercício 3

Exercício 4


Exercício 5

Exercício 6

Exercício 7

Exercício 8

quinta-feira, 25 de março de 2021

Laboratório Virtual

 Desafio 1: De um lado 10kg. Do outro lado: 20 kg; 15 kg; 10 kg.

Desafio 2: De um lado 10 kg no 2m. Do outro lado, colocar 15 kg e equilibrar, mostrar contas. 

Desafio 3: De um lado 2 massores de 10 kg. Do outro lado um de 20 kg => Equilibrar e mostrar as contas.


Enviar contas para ruvlemes@anhanguera.com.

sábado, 20 de março de 2021

Aula 5 - Exercícios de Sala

1> Uma partícula sofre ação de dois torques em relação à origem: Torque 1 tem módulo de 2,0 N.m e aponta no sentido positivo do eixo x; Torque 2 tem módulo de 4,0 N.m e aponta no sentido negativo do eixo y. Determine dL/dt, onde L é o momento angular da partícula em relação à origem, em termos dos vetores unitários.


2> Duas patinadoras com 50 kg de massa, que se movem com velocidade escalar de 1,4 m/s, se aproximam em trajetórias paralelas separadas por 3,0 m. Uma das patinadoras carrega uma vara comprida, de massa desprezível, segurando-a em uma extremidade, e a outra se agarra à outra extremidade ao passar pela vara, o que faz com que as patinadoras passem a descrever uma circunferência em torno do centro da vara. Suponha que o atrito entre entre as patinadoras e o gelo é desprezível. Qual é (a) o raio da circunferência, (b) a velocidade angular das patinadoras, (c) a energia cinética do sistema das duas patinadoras? Em seguida, as patinadoras puxam a vara até ficarem separadas por uma distância de 1,0 m. Nesse instante, qual é (d) a velocidade angular das patinadoras e (e) a energia cinética do sistema? (f) De onde vem a energia cinética adicional?

3> Uma barata de massa 0,17 kg corre no sentido anti-horário na borda de um disco circular de raio 15 cm e momento de inércia 5,0 x 10ˆ-3 kg . mˆ2, montado em um eixo vertical com atrito desprezível. A velocidade da barata (em relação ao chão) é de 2,0 m/s e o disco gira no sentido horário com uma velocidade angular de 2,8 rad/s. A barata encontra uma migalha de pão na borda e, obviamente, para. Qual é a velocidade angular do disco depois que a barata para?

Aula 5 - Dinâmica de Rotação - Parte Final

Nossa 5ª aula:



Começaremos a aula recordando o que vimos na semana anterior.  Depois de resolver exercício de recordação falaremos sobre a 2ª Lei de Newton para as rotações.


A seguir discutiremos o Princípio de Conservação do Momento Angular.


Terminaremos com exercícios e o laboratório virtual, fechando as duas primeiras unidades do nosso semestre.

Fique de olho nos exercícios publicados antes deste post, pois eles serão discutidos em nossa aula.


Leis de Kepler


Laboratório Virtual

quinta-feira, 18 de março de 2021

Atividade - Aula 4

Após terminar a atividade, favor enviar pelo e-mail ruvlemes@anhanguera.com. Pode ser uma foto da folha onde você fez. Se enviar até o final da aula, confirmar a chegada do e-mail com o professor.


1> Quais são as condições para a existência do equilíbrio estático em corpos rígidos?

2> O produto vetorial entre dois vetores sempre resultará um vetor com qual direção?

3> Explique, com suas palavras, a grandeza momento angular.

4> Cite exemplos de momento angular.

5> Resolva o produto vetorial  a x b; onde a = 3j - 5k e b = - 6i + 10j.

sábado, 13 de março de 2021

Aula 4 - Exercícios de Sala

 1> Em termos dos vetores unitários, qual é o torque resultante em relação à origem a que está submetida uma pulga localizada nas coordenadas (0; -4,0 m; 5,0 m) quando as forças F1 = 3 k (N) e F2 = - 2 j (N) agem sobre a pulga?




2> Em um certo instante, a força F = 4,0 j (N) age sobre um objeto de 0,25 kg cujo vetor posição é r = (2,0 i - 2,0 k)  m e cujo vetor velocidade é v = (-5,0 i + 5,0 k) m/s. Em relação à origem e em termos dos vetores unitários, qual é (a) o momento angular do objeto e (b) o torque que age sobre o objeto?


3> Uma partícula sofre ação de dois torques em relação à origem: Torque 1 tem módulo de 2,0 N.m e aponta no sentido positivo do eixo x; Torque 2 tem módulo de 4,0 N.m e aponta no sentido negativo do eixo y. Determine dL/dt, onde L é o momento angular da partícula em relação à origem, em termos dos vetores unitários.

4> Duas patinadoras com 50 kg de massa, que se movem com velocidade escalar de 1,4 m/s, se aproximam em trajetórias paralelas separadas por 3,0 m. Uma das patinadoras carrega uma vara comprida, de massa desprezível, segurando-a em uma extremidade, e a outra se agarra à outra extremidade ao passar pela vara, o que faz com que as patinadoras passem a descrever uma circunferência em torno do centro da vara. Suponha que o atrito entre entre as patinadoras e o gelo é desprezível. Qual é (a) o raio da circunferência, (b) a velocidade angular das patinadoras, (c) a energia cinética do sistema das duas patinadoras? Em seguida, as patinadoras puxam a vara até ficarem separadas por uma distância de 1,0 m. Nesse instante, qual é (d) a velocidade angular das patinadoras e (e) a energia cinética do sistema? (f) De onde vem a energia cinética adicional?

5> Uma barata de massa 0,17 kg corre no sentido anti-horário na borda de um disco circular de raio 15 cm e momento de inércia 5,0 x 10ˆ-3 kg . mˆ2, montado em um eixo vertical com atrito desprezível. A velocidade da barata (em relação ao chão) é de 2,0 m/s e o disco gira no sentido horário com uma velocidade angular de 2,8 rad/s. A barata encontra uma migalha de pão na borda e, obviamente, para. Qual é a velocidade angular do disco depois que a barata para?

Aula 4 - Equilíbrio de Corpos Rígidos e Momento Angular


Link da nossa aula de hoje


Em nossa aula 4 o assunto principal é o Momento Angular. Momento Angular é uma grandeza similar ao momento linear para o mundo das rotações.



Para entender essas grandezas é necessário recordar o produto vetorial

Produto Vetorial:



Regra da Mão Direita:





Exemplo de Produto Vetorial


Discutindo de forma rápida as grandezas Vetor Torque e Momento Angular:








Momento Angular - Universo Mecânico




Aula sobre Momento Angular na Unicamp:



Harmonia dos Mundos - Cosmos



Lendo Sobre Kepler

domingo, 7 de março de 2021

Aula 3 - Exercícios de Sala

1> A figura 10-31a mostra um disco que pode girar em torno de um eixo perpendicular à sua face a uma distância h do centro do disco. A figura 10-31b mostra o momento de inércia I do disco em relação ao eixo em função da distância h, do centro até a borda do disco. A escala do eixo I é definida por I(A) = 0,050 kg . mˆ2 e I (B) = 0,150 kg . mˆ2. Qual é a massa do disco?


2> Calcule o momento de inércia de uma régua de um metro, com uma massa de 0,56 kg, em relação a um eixo perpendicular à régua na marca de 20 cm. (Trate a régua como uma barra fina.) 


3> O corpo da figura 10-36 pode girar em torno de um eixo perpendicular ao papel passando por O e está submetido a duas forças, como mostra a figura. Se r1 = 1,30 m, r2 = 2,15 m, F1 = 4,20 N, F2 = 4,90 N, teta1 = 75,0º e teta2 = 60,0º, qual é o torque resultante em relação ao eixo?




4> Uma pequena bola de massa 0,75 kg está presa a uma das extremidades de uma barra de 1,25 m de comprimento e massa desprezível. A outra extremidade da barra está pendurada em um eixo. Qual é o módulo do torque exercido pela força gravitacional em relação ao eixo quando o pêndulo assim formado faz um ângulo de 30º com a vertical?

5> Se um torque de 32,0 N.m exercido sobre uma roda produz uma aceleração angular de 25,0 rad/sˆ2, qual é o momento de inércia da roda?

6> Na figura, o bloco 1 tem massa m1 = 460g, o bloco 2 tem massa m2 = 500g, e a polia, que está montada em um eixo horizontal com atrito desprezível, tem um raio R = 5,00 cm. Quando o sistema é liberado a partir do repouso, o bloco 2 cai 75,0 cm em 5,00 sem que a corda deslize na borda da polia. (a) Qual é o módulo da aceleração dos blocos? (b) Qual é o valor da Tensão T2 e (c) da Tensão T1? (d) Qual é o módulo da aceleração angular da polia? (e) Qual é o momento de inércia da polia?



Aula 3 - Dinâmica de Rotação

Nossa aula de hoje

Falaremos do Teorema dos Eixos Paralelos. Teorema que nos mostra como calcular o Momento de Inércia em um eixo paralelo ao Centro de Massa:




Em nossa 3ª aula, passaremos a falar do conceito de Momento de uma Força - Torque. Faremos a relação do conceito com o que aprendemos anteriormente.



Vídeo Introdutório para entendermos Torque




Aula sobre Torque na Unicamp




No final da aula iremos discutir sobre Equilíbrio de Rotação dos Corpos Rígidos. Estaremos discutindo problemas como:




Explicando Torque e Dinâmica de Rotação




Universo Mecânico:


Faremos nosso primeiro Laboratório Virtual (Valendo Pontos):



quinta-feira, 4 de março de 2021

Atividade - Aula 2

 Caros alunos, responda as questões abaixo e envie para o e-mail: ruvlemes@anhanguera.com

1>  Com suas palavras, defina Momento de Inércia.

2> Como calculamos a energia cinética de translação? E como calculamos a energia cinética de rotação?

3>  Qual o momento de Inércia de uma barra com 3 m de comprimento e massa 3 kg. Sabendo que ela gira pelo seu centro de massa.

4> Para que serve o Teorema dos eixos paralelos?