Em nossa última aula discutimos que o cálculo do Impulso depende do seu comportamento. No caso da força ser constante temos o produto da Força pelo intervalo de tempo. No caso dessa força ser variada devemos calcular a área do gráfico F x t, no intervalo de tempo desejado. De forma mais geral, temos que o Impulso é a integral entre t1 e t2 de F dt.
Demonstramos o Teorema do Impulso e mostramos a relação do impulso com o momento linear (I = p2 - p1) e depois demonstramos que o momento linear se conserva, desde que tenhamos um sistema isolado.
Na próxima semana teremos a competição do carrinho de ratoeira.
Um dos conceitos mais importantes em Física é o Princípio de Conservação da Energia Mecânica. A energia mecânica é a soma da energia cinética (K) com a energia potencial (U). Uma simulação interessante é o exemplo com skate, que pode ser realizado no link abaixo:
Resolvemos exercícios sobre montanha russa, envolvendo cálculos de velocidades em pontos distintos da montanha, energia cinética, energia mecânica e energia dissipada.
Montanha russa da Ferrari
Top Thrill Dragster Rollback/Near Stall
Discutimos que a energia potencial gravitacional se transforma em cinética e depois volta a ser potencial gravitacional. Num sistema conservativo, a soma das duas é sempre igual. Utilizamos o exemplo do pêndulo simples para explicar.
Logo depois passamos a falar sobre momento linear, vetor calculado pelo produto da massa pelo vetor velocidade e medido no SI em kg . m/s. Na sequência falamos em impulso que é a força aplicada num intervalo de tempo. Grandeza vetorial que possui unidade N . s. Provamos que a unidade de impulso e momento linear são iguais.
Devido a problemas com a entrega das ratoeiras, estou mudando a competição para a última semana de maio - dias 26 e 28. A entrega da ratoeira ocorrerá nos dias 19 e 21 de maio com aula normal (aula de revisão final para prova). Explicarei melhor em sala de aula.